sábado, 28 de agosto de 2010

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, J.R.R. Tolkien (RESENHA)

"(...) Algumas pessoas que leram o livro, ou que de qualquer forma fizeram uma crítica dele, acharam- no enfadonho, absurdo ou desprezível; e eu não tenho razões para reclamar, uma vez que tenho opiniões similares a respeito do trabalho dessas pessoas, ou dos tipos de obras que elas evidentemente preferem. Mas, mesmo do ponto de vista de muitos que gostaram de minha história, há muita coisa que deixa a desejar. Talvez não seja possível numa história longa agradar a todos em todos os pontos, nem desagradar a todos nos mesmos pontos; pois, pelas cartas que recebi, percebo que as passagens ou capítulos que para alguns são uma lástima são especialmente aprovados por outros. (...)"

- J.R.R. Tolkien, prefácio de O Senhor dos Anéis.

Não poderia começar de outra forma essa resenha de A Sociedade do Anel, senão com essa nota de Tolkien. Foram essas palavras dele que me fizeram concluir a leitura do livro. Essas palavras de Tolkien traduzem muitas críticas dos Senhor dos Anéis que li... e acho que também traduzirá essa minha resenha.


Irritante e Esplêndido, esses são os dois adjetivos que uso para descrever essa primeira parte da Obra de Tolkien. O primeiro porque a narrativa do livro é lerda, - as "coisas" realmente demoram para acontecer, e quando acontecem são rápidas e te deixam com um gostinho de 'quero mais' - cheia de detalhes e nomes. Para mim, foi praticamente impossível decorar os nomes dos personagens e de lugares, fiquei "perdida" a maior parte do tempo.

Porém, a riqueza de detalhes que me irritou, também me fascinou... Tolkien criou um outro mundo, com criaturas inimagináveis e lugares desconhecidos e, com suas descrições detalhadas , ele conseguiu fazer-me crer que a Terra-Média e seus habitantes realmente existem.

E bom, se mesmo com tudo que não gostei no livro, ele conseguiu fazer-me querer viver entre os elfos de Lothórien, me deixar aflita (nas poucas) cenas de ação, até mesmo me emocionar e, acima de tudo, se Tolkien conseguiu prender a minha atenção até a ultima palavra dessa primeira parte da história, é porque ele realmente É um mestre, um ótimo escritor, com uma ótima história.

E é tudo como ele mesmo disse: "Talvez não seja possível numa história longa agradar a todos em todos os pontos, nem desagradar a todos nos mesmos pontos" e tudo aquilo que eu achei desagradável seja aquilo que você irá gostar mais nesse livro.


A Sociedade do Anel é a primeira parte da Trilogia do Senhor dos Anéis , de J.R.R.T., e conta a trajetória de Frodo através da Terra Média até as Fendas da Perdição com o objetivo de destruir o Anel do Poder e impedir o domínio do Senhor do Escuro. Não apenas uma história de magia e luta entre o bem e o mal, mas também uma linda história de amizade e superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário